Olá galera, beleza?
Hoje vamos falar um pouco sobre as desculpas que tentamos arranjar para dar a Deus, com o intuito de justificar algo.
Hoje eu escolhi a vida do jovem José para dar um excelente exemplo. Esse jovem podia arranjar todas as desculpas do mundo para justificar muitos atos em sua vida, e como sabemos, ele foi vendido como escravo e acusado de um erro que não cometeu.
Em certos momentos da vida, pensamos que estamos sozinhos, porque algo de ruim está acontecendo conosco. Pegarei momentos da vida, para falar o que podia ter feito, e o que ele fez.
Primeiro: Vá até Gênesis 37: 12 ao 36
Nesta passagem o ódio e a inveja dos irmãos de José foram tão grande contra ele, que para não matá-lo, decidiram vendê-lo como escravo. Toda essa raiva vinha do fato de que José era muito amado por Jacó, e isso causava em seus irmãos muito ciúmes e ódio contra ele.
No momento em que ele é vendido, naquele exato momento, ele poderia ter perguntado a Deus “onde você esta agora? Cadê você aqui para me ajudar?”, mas, ao contrário, até como escravo ele foi o melhor, por ter obedecido a Deus mesmo na dificuldade.
Muitas vezes quando estamos em algum momento parecido com esse, é nesse momento que nós fazemos nossos questionamentos ao Senhor, do porquê Ele nos deixou só, quando na verdade Ele esta cuidando de toda a situação.
Segundo: Abra Gênesis 39: 1 ao 23
Nesta passagem, José foi acusado de um erro que ele não cometeu, e nessa situação ele poderia ter pensado diferente: “Eu sou escravo, e ela manda em mim, eu tenho que obedecê-la”, mas ele fez o correto, colocou Deus acima de tudo e disse: "Como eu poderia fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus?”
Mesmo a mulher de Potifar, sendo uma das mulheres mais lindas do Egito, José decidiu obedecer a Deus e ao seu senhor Potifar, e não caiu em tentação. Lembrando que ele foi acusado sem ter cometido o erro, ele poderia ter se perguntado o motivo de Deus ter permitido acontecer todas aquelas coisas, mas ao invés disso ele manteve a sua fé em Deus, e confiou nele acima de tudo.
"Mas, Léo, é feio dar desculpas?"
Quando a sua desculpa é para cobrir um erro que você quer cometer diante de Deus, sim isso se torna feio, pois de qualquer maneira estará pecando.
"O que devo fazer para não pecar contra Deus?"
José em todos os momentos de dificuldade, olhava para Deus e pensava o que Deus acharia se ele pecasse, isso fazia com que ele confiasse no Senhor, e se tornasse culpado diante dos homens mesmo sem ter culpa alguma. Você deve confiar em Deus, deixar Ele te guiar, nunca se esquecer que Ele sempre estará contigo
"Deus sabe o que eu passo?"
Sabe, e isso ele sabe muito bem, mais isso não nos dá o direito de pecar, porque Ele disse: “Tenho dito isso para que em mim tenham paz, no mundo vocês terão aflições, mas tenham bom ânimo, pois eu venci o mundo”, mesmo em dificuldades Deus está contigo e te fortalece para fazer as coisas certas.
"Como eu faço para tomar a decisão certa?"
Quando eu sei que na minha decisão eu pedi a ajuda de Deus, e tenho plena certeza de que o mundo não vai concordar comigo. Lembre-se “por minha causa, vocês serão odiados pelo mundo”, toda escolha que agrada a Deus, o mundo despreza.
Um jovem cristão, não arranja desculpas para dar uma justificativa de algo a Deus, um jovem cristão prefere ser zombado pelo mundo do que pecar contra Deus
Não adianta arranjarmos uma desculpa, Deus sabe tudo o que acontece, não adianta você dizer que algo esta difícil, Deus está do seu lado.
Temos que tomar José como exemplo em nossas vidas, pois ele foi um jovem que mesmo podendo arranjar desculpas, escolheu agradar a Deus em todos os momentos.
Tudo isso fez com que se tornasse o governador do Egito, e se reconciliasse com sua família.
Lembre-se: Deus vai te honrar sempre, se a sua escolha sempre for obedecer a Ele.
Sem desculpas.
Léo Santos
0 comentários